segunda-feira, 20 de julho de 2009

Amizade- Mais que palavra.



O dia 20 de Julho passaria por apenas mais um dia se não fosse a imagem a quem o dia foi associado. Esta data digamos comemorativa foi criada pelo "hermano"(argentino) dentista, Enrique Ernesto Febbraro em 69 na Argentina, mais precisamente em Buenos Aires. A ideia desta criação surgiu a partir da chegada do homem a lua, isto porque o Argentino considerava a conquista deste novo Universo a abertura para diálogos, possibilidades de fazer novos amigos. Surgia ali o Dia do Amigo e não é que durante aquele ano o Argentino Drogado lançou um lema para propagação desta criação:

" Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro."

A data se espalhou pelo mundo e hoje quase todos os Países a comemoram, e acredite, "apenas" no Brasil, apesar de toda sua receptividade e afetividade humana, não se troca mais presentes neste dia. No México, por exemplo, é uma data mega importante, fazem festa, trocam presentes , param tudo(Depois o Brasileiro que é vagabundo). A questão agora é saber se os Argentinos continuam comemorando o Dia do Amigo com o terrível monstro porco aterrorizando.

Amizade segundo algumas fontes:

Dicionário Moderno: Sentimento de amigo, afeto que liga as pessoas, reciprocidade, benevolência;

Dicionário Aurélio: Simpatia, estima e ternura entre pessoas, entendimento, concordância final, fraternidade;

Dicionário Houaiss: Sentimento de simpatia,de afeição, concordância de sentimento ou posição, aliança.

Amir Klink: "Quem tem amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontra, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudade, mas não estará só."

Frejat: "...Eu te desejo muitos amigos Mas que em um Você possa confiar..."

Anjos de Resgate: "...Amigo é quem vai ouvir você quando o mundo não puder te entender...é quem vai me acolher, na minha indecisão. E se você se perder pelo caminho, é quem te dará a mão..."

Pimentas do Reino: "...Amigos, Anjos enviados por Deus quando a solidão aperta e a tristeza se instala..."

Cidade Negra: "..É tão forte quanto o vento quando sopra, é tronco forte que não quebra, não entorta..."
Para mim esta data, não pelo dia em si, mas pelo clima, mais afetivo ao menos, é um momento importante, faz-nos pensar a importância(OU NÃO) de quem está a nossa volta.
Infelizmente com a correria do dia-a-dia temos esquecido um pouco(ou totalmente?)do nosso lado humano. Preenchemo-nos com tarefas e dinheiro quando na verdade o que precisamos é de carinho, afeto e dedicação. Alguns buscam ainda na Internet a saída para esta solidão, declarações no MSN, orkut lotado de mensagens, algumas mandadas por quem nem ao menos lembro quem é.
Costumo dizer que isso é, junto com outras coisas, sinais da crise do Capitalismo; Ok, ok, eu sei que isso, efetivamente, nada tem a ver com Capitalismo, dinheiro, venda, compra(etc..), mas em que outra época deixaríamos de falar alguma coisa a um amigo quando em presença para falar essa mesma coisa Via MSN minutos depois ou deixar de falar pessoalmente com um amigo, mostrar seu carinho, para "apenas" enviar uma mensagem gravada, via telefone?
Talvez alguns de nossos valores estejam perdidos, alguns momentos empobrecidos, amigos perdidos, sentimentos distorcidos, mas nossas necessidades continuam as mesmas em essência. Precisamos de comida, dinheiro, carinho, atenção, aprendizado, luta, auto-estima, valorização , de alguém para se preocupar e de alguém que com a gente igualmente se preocupe.Precisamos sim de Amigos.
Amigos a quem tanto devo de minha vida, coisas minhas que não estão em mim. Aprendizados meus que só foram possíveis através deles, tombos meus que só foram possíveis de levantar porque tinha anjos para me levantaram quando as pernas me faltavam.
Em uma época em que me vejo rodeado por pessoas que não conheço, busco nas amizades ou nas lembranças que elas deixaram, motivos para sorrir e dizer que vale a pena viver, resgatando em mim o que de essência ainda de existir, momentos de silêncio com sensação de melhor conversa já tida..
As vezes penso nos tempos de moleque e dos amigos que dessa época fizeram parte, alguns que já não tenho contato, outros que ainda consigo relembrar cada história, histórias de uma infância feliz, de uma ingenuidade já não existente igual.
O tempo passou, as pessoas transitaram, foram e voltaram...Fui passando de lugar em lugar, cursos, escolas, faculdades, igreja, trabalho, estágio, uffa.
"Às vezes nos encontramos preocupados, ansiosos, em volta há situações complicadas, nos sentindo meio que perdidos, mas somente o fato de conversarmos com um amigo, desabafando o que nos está no íntimo, já nos sentimos melhor, mesmo que as coisas permaneçam inalteradas.Quantas vezes são os amigos que nos fazem sorrir quando tínhamos vontade de chorar, mas a sua simples presença nos traz de volta o brilho da vida.A simplicidade das brincadeiras pueris, a conversa informal naqueles momentos de descontração, uma conversa rápida ao telefone, no vai e vem do dia ou da noite, no bate -papo pela Internet, no ambiente do trabalho ou da escola, enfim, em qualquer lugar a qualquer hora.Entretanto, não existe só alegria, amor, felicidade nesta relação, ela é como qualquer outro relacionamento, passa por crises passageiras, por momentos intempestivos, abalos ocasionais.Ainda que tenhamos muito carinho pelo amigo em questão, às vezes por insegurança, por ciúmes, por estarmos emocionalmente alterados ou nos sentindo pressionados, acabamos sendo injustos com ele e isso pode ser recíproco.Podemos comparar esse elo de amizade como o “tempo” que passa por alterações climáticas constantemente, mas é dessa forma que aprendemos a nos conhecer, compartilhar momentos e que se desenvolve uma amizade.Diante do amigo somos nós mesmos, deixamos vir à tona nossos pensamentos a respeito das coisas, da vida, nos mostramos como verdadeiramente somos.Há amigos que nos ensinam muito, nos fazem enxergar situações que às vezes não percebemos o seu real sentido, compartilham a suas experiência conosco, nos falam usando da verdade que buscamos encontrar.São eles também que nos chamam a razão, chamando a nossa atenção quando agimos de modo contraditório, que nos dizem coisas que não queremos ouvir, aceitar ou compreender, são eles que são capazes nos fazer enxergar nossos defeitos se espelhando nos defeitos dele.Ao longo de nossa vida muitos amigos passam por ela e nos deixam saudades, mas também deixam a recordação de tudo que foi vivido. É na amizade verdadeira que encontramos a sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade, simplicidade, fraternidade.Amigos são irmãos que a vida nos deu para caminhar conosco ao longo da nossa jornada espiritual, extrapolando os limites do tempo, continuando quando e onde Deus assim o permitir."
Fiz amizade com gente de todas as raças, de todas as cores, de todas as idades, de todos os pensamentos, de todas as ideologias, de todos os meios sociais, e no coração todos se tornaram iguais. Alguns(digo, algumas)subiram um degrau e passaram a ter também o sentimento da Paixão ou do Amor. Outros ainda, se destacaram e passaram a ser chamados de "Melhores amigos", quando não irmãos. Alguns passaram por minutos mas deixaram efeitos de décadas, outros permaneceram longe mas como se estivessem ao lado.De pouco em pouco fui deixando um pouco de mim e me completando com um pouco dos que ficaram, até porque senão hoje eu já não mais existiria. Gente que me ensinou a jogar o jogo da vida; Gente que me mostrou que a sinceridade e a verdade são nossas melhores amigas, pois querem sempre o nosso bem ao fim. Com os amigos aprendi também que sou ser humano, portanto erro, e não adianta tentar esconder isso. Me fizeram perceber que a vida não vale a pena só pelos grandes momentos, os pequenos tem o dom de fazer a diferença. Com eles percebi que a vida deve ser levada a sério, mas sempre que possível fazer piada dela. Fui obrigado a aprender que nós somos aquilo que buscamos ser e fazemos, não aquilo que pensamos ou queremos, pois a ação por mais simples que seja vale mais do que qualquer pensamento quando egoísta.
Por esses e outros motivos que neste dia agradeço a todos vocês e dedico este humilde post aos que me aturam por décadas, anos, meses, anos, ou apenas dias, mas de forma sincera.
Isto porque existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão,com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família, a qual respeitamos e desejamos o bem.Mas o destino nos apresenta outros amigos,os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses são designados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem,sabem o que nos faz feliz... Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado(a). Esse(a) dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés. Mas também há aqueles amigos por um tempo,talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face,durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos nos esquecer dos amigos distantes,que ficam nas pontas dos galhos,mas que quando o vento sopra,aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão se vai,o outono se aproxima,e perdemos algumas de nossas folhas.Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto,continuam aumentando a nossa raiz com alegria.Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.Desejo à você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...Hoje e Sempre... Simplesmente porque:Cada pessoa que passa em nossa vida é única.Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.Há os que levaram muito,mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que almas não se encontram por acaso.Almas essas Deus criou sabendo que seriam ligadas Por um sentimento chamado amor fraternal. Ele escolheu as pessoas e jogou sobre ela este amor. Colocou-as no mundo para que uma pudesse ajudar a outra, Ajuda incondicional a toda hora. Essas pessoas repartiriam felicidades, Tristezas, segredos, desejos, Essas pessoas seriam almas gêmeas, Que com um simples olhar Uma saberia o que a outra estava pensando, Que no momento de felicidade ficariam felizes por você e Que no momento de tristeza diriam estou contigo. Amigos são isso. Amigo uma vez,Tem que ser amigo sempre. Senão, não foi amigo. Um amigo não se acha inferior: Tampouco superior.Amigo não é melhor, Nem pior. É simplesmente amigo.Um amigo valoriza os acertos, Não encobre os erros. Faz deles, uma aprendizagem, Valorizando ainda mais a amizade.Numa despedida,Os amigos não se despedem.E a partir daí, que eles se encontram Pois, os amigos, mesmo ausentes, Se fazem presentes.Um amigo não precisa falar. Só precisa sentir.Só precisa sorrir. Nem precisa chorar. Um amigo só precisa existir. Amizade é assim: é sentir o carinho, é ouvir o chamado, é saber o momento de ficar calado.Amizade é somar alegrias, dividir tristezas. É respeitar o espaço , silenciar o segredo. É a certeza da mão estendida, é cumplicidade que não se explica...APENAS SE VIVE..."

Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta. É mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. Amigo é aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você.Amigo é quem sabe que viver é ter história pra contar. É aquele que acha aquilo que você nem sabia que buscava.
É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. Amigo é aquele que diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação : amigo é quem te ama "e ponto". É verdade e razão, sonho e sentimento.
Amigo é para sempre, mesmo que o sempre não exista.


Aos meus amigos de todas as partes, de todos os tempos, de todos os tipo: Que nossa amizade continue sendo como uma bela estrela Que mesmo longe nunca perca seu brilho e intensidade.

Obrigado

...ThiagOrnelas...

9 comentários:

  1. ThiagOrnelas, original, intenso, humano, sensível, muito amigo na relação com a vida. Imagens bem escolhidas, textos bem selecionados, riqueza de espírito - aquele que nos "dá um pedacinho de chão" e nos acolhe e nos abriga e nos ensina a não "entortar" e prosseguir fazendo espontaneamente
    A M I G O S.
    Adorei, parabéns,
    Nayla, mãe do Yohan, seu amigo

    ResponderExcluir
  2. Amigos, são nas horas mas dificeis que os reconhecemos...muitos vão dizer que são seus amigos mas poucos lhe daram a mão quando realmente precisar dele.
    E um desses se vc o conhec é o Ornelas que mesmo ocupado e cheio de seus proprios problemas para pra ti ouvir... esse texto so demostra o quanto humano e doce ele é.
    Se vc o conhec parabêns vc é um privilegiado ,se ñ devia pois ñ sabe que pessoa linda vc tá perdendo em ter na sua vida!

    ResponderExcluir
  3. Opa, obrigado Nayla.
    É estou adorando essa sensação de escrever, mesmo que poucas pessoas leiam. É bom poder expressar, parece que vou me conhecendo melhor, conhecendo um pouco mais de mim mesmo, o que eu penso e tal...
    As imagens?Verdade, para mim é uma diversão a parte, como se pode perceber nenhuma é minha, todas achadas na internet, mas não assim "de qualquer jeito", escrevo o texto, analiso o assunto, o contexto e vejo formas de encaixar uma imagem a acrescentar sentido e não apenas criar volume.

    Obrigado,
    Seja bem vinda

    ResponderExcluir
  4. Nathy, Nathy, assim você acaba comigo, viu?
    Só tenho a agradecer, pela pessoa maravilhosa que você é, pela amiga, pela companheira, (ThiagOrnelas lembrando as doideras da epoca de HL, quarteto fantastico, lembra?)...coisas que infelizmente não voltam, mas deixam marcas e acrescentam-nos valores, um deles é o da amizade verdade, nenhum dinheiro compra, nenhuma contratempo distroi.

    Obrigado,
    Esse texto tem um pouco(ou bastante) de você, ou para você.

    ResponderExcluir
  5. Amiiiigo *__*
    seu blog ta fooodaa.. adoreeei muiito!
    e sobre o post do diia do amiigo neem sabia de nada diisso! ;D

    agr vou frequentar mais isso aquii! rs'
    ficar maiis informada..

    amo vocee ♥

    ResponderExcluir
  6. Thi, agradeço todos os dias a Deus por ter posto você na miinha vida. Obrigada por sempre estar do meu lado. Teeamo ! *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi Thiago, como vai?? Show seu blog, show a postagem do dia do amigo.Parabénss!!! Vi seu comentário no Blog Oficial André Leonno - Fã Clube A Conquista e achei "super bacana"...Estaremos enviando sempre a agenda, ok?!Obrigada Thiago.Tenha uma excelente semana, fique com Deus.
    Abraços.
    Nádia Lôbo.

    ResponderExcluir
  8. Oi... vi la sua postagem.. na verdade só gordinho entende gordinho...mas se não tiver o apoio da familia... nem va em frente!!! e vc é muito novinho... 19 aninhos!!! ai meus 19 aninhos!!! eu estarei fazendo a cirurgia por saúde, não somente por estética... mas é sempre muito bom tentar todos os recursos... pq se vc não tem problemas de saúde e não tentou de tudo a cirurgia tb não opderá ajuda-lo, ois ela não um milagre.... exige de vc um esforço bem maior uma força de vontade maior ainda... pq além de vc lidar com a obesdidade, vc tb vai lidar com os risco cirurgicos... estaria preparado pra isso???? Se vc tiver lindo!!!! FAÇA!!!! mas se não... se não, não entre em uma cirurgia de risco para apenas ficar lindo!!!! Pra quaquer dúvida pode entrar em contato ok?!!! Beijos

    ResponderExcluir