sábado, 18 de julho de 2009

A chupeta por "um" cigarro

Não estou fazendo propaganda de cigarro e na verdade nem campanha contra. Mas é que tem coisa que acontece em nossas vidas e nos faz pensar "caramba, que isso". Enfim, foi isso que me motivou a escrever sobre isso.

Sim, que todo mundo já sabe dos males do cigarro e seus componentes é fato. Mas parece que nem todos sabem pesar os fatos e os prazeres. Afinal, enquanto tudo é bonitinho, tudo se resume a fumaça e festa, depois começa com uma tosse, cansaço inesperado, é....são as consequencias do prazer e do vício. No entanto já estamos todos acostumados com esse tipo de preocupação mas cientes de que cada um que segue esse caminho segue consciente, afim de pagar para ver qual vai ser o resultado. Mas o que dizer ao ver uma criança com este mesmo vício?
Pode até parecer engraçadinho, mas o deixa de ser ao perceber que esse isso passou da ficção, virou realidade. Este pequeno Ser não tem um cigarro de chocolate na boca, e nem mais uma invenção de brinquedos dos Séc.XXI. Sai fumaça e tem foguinho. Assim que eu devia ver o cigarro com 2 anos de idade. É, acho que estou ficando ultrapassado.

Pois bem, estou eu chegando na empresa onde trabalho e resolvi, como de costume, parar para olhar rapidamente as noticias do dia na banca de jornal. Me deparei com essa noticia de "Um pequeno fumante", mas como a reportagem estava em um desses jornais que não merecem lá tanta credibilidade, preferi ficar na minha e apenas pensar no assunto, e ao chegar em casa fui pesquisar, e então constatei, é verdade...De vídeos a fotos, estava lá o pequeno Chinês em seu habito cotidiano. Não um e nem dois cigarros, mas sim um maço.


Deixando os fatos de lado e pensando nos contextos. Porque será que isso aconteceu? É, porque não acredito que um menino de dois anos, que começou a fumar com um ano e meio, tenha chegado num boteco e gritado "Ei tio, me dá um maço aí", bem provavelmente isso tudo começou dentro de casa. IRRESPONSÁVEL, seja pai, mãe, tia, avô, avó...Uma criança exposta a tal é meio forte E CRIME. Qual será o futuro desse "serzinho" ingénuo?Se é que vai ter um...
E as autoridades para detectarem tais acontecimentos, cadê?Só servem para de tirar os vídeos do ar?Ah não,ok ok...Entendo, estou sendo injusto, afinal tem-se muito trabalho em encher os cofres e bolsos(cuecas?não é propicio para o horário).
Mas isso é bem reflexo do nosso mundo, está tudo de "pernas para cima", pai matando filho, filho matando pai, bebe fumando, familiares ensinando crianças a atirarem, matarem, políticos.../(ah, vou deixar esses para depois) e etc. Qual será o próximo fatídico acontecimento?Por onde nos perdemos?

E quando falo disso não é me referindo só a esse acontecimento, vide as noticias que saltam na mídia todo dia. Refiro-me ao número de crianças envolvidas com crack, pesquisas revelaram que na Cracolândia, de cada 10, 9 são menores de 18 anos. Não são apenas números, são indicadores. Indicadores de uma sociedade conturbada, mal estruturada, quebrada em pedaços.
De setor em setor, de casa em casa, de Estado em Estado, de País em País, tudo está se perdendo, deixando para trás seus valores e princípios. Ontem eram os adultos, Hoje já chegamos nas crianças. Logo a infância, momento precioso, inigualável, tempo de aprender, de rir, de brincar, de aproveitar, interrompido por tão pouco.




Vamos esperar até quando para mudar isso? Pelo visto só encontro perguntas, e ninguém está muito afim de responde-las.

É, acho que ninguém está preocupado com isso, vou ali pensar numa festa badalada para comentar.

ThiagOrnelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário